Profa. Dra. Márcia Strazzacappa
UNICAMP - Brasil
UNICAMP - Brasil
Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, a arte passou a ser componente curricular obrigatório no Ensino fundamental e, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN Arte, a dança, deveria ser uma das linguagens artísticas a ser abordada em sala de aula. Embora o período de adequação a esta nova legislação já tenha expirado em dezembro de 2006, nem todos os estabelecimentos cumpriram o exigido.
Em pesquisa realizada recentemente pelo Laborarte- Laboratório de Estudos sobre Arte, corpo e Educação da UNICAMP, constatamos que poucos foram os estabelecimentos de ensino que introduziram a dança em seus currículos, de um lado pela falta de profissionais habilitados, de outro pela presença de projetos organizados pelo terceiro setor. A dança continua presente apenas como “algo a mais”, principalmente nas escolas particulares; e/ou na forma de projetos isolados, no que tange o serviço público.
Na década de 1990, houve um aumento significativo de cursos superiores de dança no Brasil. A pesquisa sobre a dança, em geral, e sobre o ensino de dança, em específico, tem se consolidado no território nacional, ampliando suas interlocuções com outras áreas de conhecimento. O número de publicações também aumentou de forma significativa nos últimos cinco anos e congressos, seminários e encontros discutindo o tema têm sido mais freqüentes.
O presente painel tem por objetivo refletir sobre o ensino de dança no Brasil, trazendo um panorama do que tem sido feito como ensino de dança hoje nos diferentes espaços educativos (tanto da educação formal quanto da educação não formal)
Num segundo momento, apresentar algumas das diferentes metodologias de ensino de dança nesses espaços educativos, visando uma discussão crítica sobre as relações dança-público – professor-estudante e o oferecimento de instrumentos diferenciados para aprimorar o ensino de dança.
O painel será realizado por meio de exposição oral, leituras de textos e apreciação de trechos de filmes. Realizaremos também algumas vivências corporais e compartilharemos de experiências docentes, por isso a necessidade de local apropriado e roupas adequadas para a prática corporal.
Como referencial teórico, temos alguns autores que tematizam especificamente a dança e a educação como: Izabel Marques, Rudolf Laban, Marcia Strazzacappa, J.C. Forquim e outros que embasam nossa discussão sobre educação, como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.
Bibliografia.
BARBOSA, Ana Mae a imagem no ensino da arte, Editora Perspectiva, São Paulo, 1991.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: arte. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Pedagogia. Brasília, DF, 2005.
CADERNO CEDES 53. Dança e Educação. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), 2001. disponível no Scielo.
DEGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. Hucitec, São Paulo, 2003.
FERREIRA, Sueli (org) O ensino das Artes: construindo caminhos, Campinas, Papirus, 2004 (3a. Edição)
FORQUIM, Jean Claude – A Educação Artística – para quê? in PORCHER, Louis (org.) Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo, Summus, 1987.
LABAN, Rudolf – Dança Educativa Moderna, ÌCONE, Porto Alegre, 1991.
LAUNAY, Isabelle. A la recherche d’une danse moderne. Rudolf Laban - Mary Wigman, Librarie de la Danse, Art Nomade, Paris, Ed. Chiron, 1996.
MARQUES, Isabel A dança no contexto, Cortez, São Paulo, 2001
MARTIN, John. A dança moderna. (tradução de Rogério Migliorini) In Pro-posições – Revista quadrimestral da Faculdade de Educação da UNICAMP, v.18, n.1 (52) – jan-abril/2007.
OSSONA, Paulina - A Educação pela dança. Summus, São Paulo, 1988.
PEREIRA, Roberto & SOTER, Sílvia – Lições de Dança, Editora da UniverCidade, 2004
STRAZZACAPPA, Márcia, SCHROEDER Jorge & SCHROEDER, Sílvia A construção do conhecimento em Arte in
BITTENCOURT, Agueda & OLIVEIRA, Wenceslao (org) Estudo, Pensamento e Criação, livro 1. Faculdade de Educação, Unicamp, 2005.
STRAZZACAPPA, Márcia e MORANDI, Carla – Entre a arte e a docência – a formação do artista da dança. 1a edição, Campinas, Papirus, 2006.
VALÉRY, Paul. A alma e a dança e outros diálogos. 2a edição, São Paulo, Imago, 2005.
Videografia (por ordem alfabética de título).
Adeus minha concubina (China, 1993)
Billy Elliot (Grã Bretanha, 2000)
Marquise (França, 1999)
Moulin rouge (USA, 2001)
Tango (Argentina, 1998)
DVD (diversas companhias)
1 comentario:
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